Uncategorized, Uns causos e outros

05 coisas que aprendi depois de morar fora do Brasil

Muita gente me pergunta sobre como é viver fora da pátria amada (atualmente, moro no Canadá). Hoje vou compartilhar 5 coisas que aprendi depois de ter saído do BR. Eu sei que há muito post falando sobre as mil maravilhas de viver na gringa, então tentei fugir do óbvio e trazer algumas coisas mais preto-no-braco rs.
Vamos lá!

  1. A real diferença entre amigos, colegas e família

Durante as duas primeiras semanas seguintes à minha mudança de país, recebi uma enxurrada de mensagens. Pessoas com saudades, desejando tudo de bom, perguntando como estavam as coisas. Um mês depois o número foi diminuindo até que, com o tempo, só ficaram os amigos-família. Digo isso pois nem todo mundo que compartilha o seu DNA é amigo e só por que alguém não é parente ele não é família. Então há a família, há o amigo e há o amigo-família. Que são as pessoas que, por escolha, estarão sempre ao nosso lado (e algumas delas sim, fazem parte da família de sangue). Há pessoas família que sumiram e há amigos que nunca foram embora. E há família que decidiu ser amigo e há amigo que virou família. E eu me sinto privilegiada por cada um dos meus amigos-família.

2. Nada te prepara para ser imigrante

Da marca do sabão até nomes de ruas, mercados, localização – tudo é novo. Não um pouco novo, como acontece quando você muda de cidade ou de estado. Radicalmente novo. E, se você vai para uma cidade onde você não conhece ninguém, é um ‘a mais’ em seus desafios. Conseguir o primeiro aluguel sem ter histórico de crédito nem um ‘fiador’ é apenas um dos muitos desafios que você tem como novo imigrante.

3. O real significado de ‘o que você vai fazer no verão?’ ou ‘winter is coming’

Já perdi as contas de quantas vezes vi, nos filmes da Sessão da Tarde, aquela trama que acontece nas férias de verão. Tem aquele adolescente chateado por que vai ter que trabalhar; outros por terem que viajar para algum lugar com a família e ficar longe dos amigos; e por aí vai. No meu caso específico, sair do Brasil significou também ir para um país nórdico. Verão e sol têm um significado completamente diferente. São os meses em que você pode curtir a água, fazer piquenique no parque, andar de shorts e chinelos e mais um monte de coisas. Agora, por exemplo, o clima está começando a esfrias e eu sei que só vou ter dias quentes novamente no ano que vem. Dizer que o inverno está chegando toma uma proporção nova quando o país tem estações bem definidas.

4. O que as pessoas querem dizer quando falam que o Brasil é um país vibrante, com pessoas animadas e festeiras

Quando eu saí de MG para SP tive um choque imediato. As pessoas não eram tão calorosas nem acolhedoras (no geral, não estou falando que TODO MUNDO é assim) como eu estava acostumada. Mas nada se compara ao que a gente experimenta fora do BR. Aqui, até mesmo brasileiros que já estão longe da pátria amada por muito tempo já são, também, mais reservados, digamos assim. Falta chamego, abraço, calor humano? Sim. Mas também é muito legal quando a gente faz amizade com os gringos e eles vão, aos poucos, abrindo espaço para nós em suas vidas. ❤ O Brasil é lindo, nossa cultura é linda, nossa comida é maravilhosa e nosso povo é incrível. Eu já sabia disso antes de vir pra cá, claro, mas a sensação é ainda mais forte quando você descobre novas realidades.

5. “Suco natural” ou “fresco” não tem o mesmo significado… hahahahaha

Eu estava aqui, um mês de Canadá, e fui lá comer fora. Perguntei se tinham opções de suco, disseram que sim. Pedi um suco de alguma coisa que não me lembro agora e… chegou uma latinha hahahaha. Pensem na decepção! Suco natural da fruta é uma raridade (e pode ser bem carinho quando você encontra), ao passo que refrigerantes e enlatados em gerão são bem, bem baratinhos. Aí o negócio é comprar as frutas e fazer em casa hahahahahahaha.

Leave a comment